61 3328-7074 (Telefone e WhatsApp) anapec@anapec.org.br
Você sabia? A Cidasc fiscaliza a inspeção em abatedouros frigoríficos

Você sabia? A Cidasc fiscaliza a inspeção em abatedouros frigoríficos

Arte: Ascom/Cidasc

O Serviço de Inspeção Estadual, também conhecido pela sigla SIE, é um sistema de controle e fiscalização executado pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina- Cidasc que avalia a qualidade na produção de alimentos de origem animal, oferecendo aos consumidores catarinenses alimentos com qualidade e segurança, da seguinte forma:

→ As instalações da indústria, planta e fluxo de produção são avaliados pelos veterinários oficiais da Cidasc e somente após a completa adequação com as legislações pertinentes são liberados para o funcionamento, recebendo o registro no sistema.

→ Os médicos veterinários que trabalham no SIE realizam orientações nas indústrias para que seu produto seja adequado ao consumo humano, sem apresentar qualquer risco a saúde.

→ Os fiscais verificam se os produtos atendem aos requisitos mínimos de qualidade para consumo, e os produtos aprovados recebem o selo do SIE em sua rotulagem.

Inspeção antes, durante e depois.

Os animais e posteriormente seus produtos devem passar por diversas etapas e procedimentos de fiscalização, compreendendo desde a propriedade rural até os estabelecimentos de produção. Procedimentos como vistorias dos locais onde as indústrias serão instaladas, análise e aprovação de projetos de construção, análise da rotulagem de produtos, acompanhamento das atividades de rotina nas indústrias, emissão do título de registro, são realizados diariamente pela equipe técnica que compõem o SIE. Estes procedimentos são de extrema importância pois previnem a veiculação de doenças por meio dos produtos de origem animal.

“O consumidor catarinense quando adquire um produto de origem animal com o registro no SIE deve estar ciente que na produção do alimento existe uma gama de profissionais qualificados que realizam uma série de procedimentos e ações, que se iniciam já no processo de obtenção do registro no SIE” relata o gestor do Departamento e médico veterinário, Sergio Silva Borges.

Os profissionais da Cidasc, observando o que determina a legislação, promovem o combate à clandestinidade, atuando neste sentido com a finalidade de oferecer à população produtos sem risco sanitário e de alta qualidade ao consumo humano.

Para saber mais sobre o trabalho desenvolvido pelo SIE, clique aqui, ou acesse o site da Companhia.

Todos os direitos reservados - 2024