Neste momento em que o distanciamento social é necessário, as idas ao supermercado devem ser otimizadas e o aproveitamento integral dos alimentos pode ser uma alternativa para que as saídas sejam menos frequentes. Para ajudar quem está em casa, a Emater-DF fará uma série de posts nas redes sociais com dicas sobre como comprar, conservar e consumir hortaliças.
Nesta semana, a hortaliça da vez é a abóbora. Ela é uma cultura muito difundida no Brasil e pertence à família Cucurbitácea, a mesma da melancia, do melão, do chuchu e do pepino. Segundo o gerente substituto do Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural da Emater-DF (Centrer), Flávio Bonesso, “a abóbora é um alimento extremamente nutritivo e com poucas calorias: 100 gramas de abóbora cabotian cozida tem apenas 48 kcal. Além de ser rica em vitamina A e C, possui fibras, potássio, magnésio, cálcio, vitamina E, ferro e vitaminas B1, B3, B5 e B6”.
A abóbora pode ser consumida em diferentes formas, como saladas, cozidos, refogados, sopas, curau, purê, pães, bolos, pudins e doces. Aproveite-a por inteiro!
RECEITAS
1) FAROFA DE CASCA DE ABÓBORA
Ingredientes:
Modo de preparo:
Refogar as cascas de abóbora, a cebola e o restante dos temperos na margarina. Acrescentar os ovos e mexer bem. Colocar a farinha de mandioca, misturar bem.
2) CURAU DE ABÓBORA
Ingredientes:
Modo de preparo:
Descascar a abóbora, picar e levar ao fogo para cozinhar. Escorrer a água e bater a abóbora cozida no liquidificador, juntamente com o açúcar, o leite, o sal e o amido de milho. Depois levar ao fogo numa panela para cozinhar, mexendo com colher de pau, até o ponto desejado. Despejar numa travessa e polvilhar canela em pó e servir quente ou frio.
3) PAÇOCA DE SEMENTE DE ABÓBORA
Ingredientes:
Modo de preparo:
Misturar todos os ingredientes e guardar em vasilha tampada.
Todos os direitos reservados - 2024