Arte: Ascom/cidasc
Desde 1968 é comemorado no dia 08 de junho o Dia do Citricultor. O Brasil ocupa um lugar de destaque na produção de cítricos do mundo, produzindo um quarto de toda a produção mundial e 75% dessa produção é destinada para o processamento a produção de sucos.
Em Santa Catarina, mais de 95% dos citricultores estão em pequenas propriedades. As unidades produtivas são diversificadas, sendo a citricultura, na maioria dos casos, uma atividade secundária, complementadora da renda agrícola. Com área média explorada com citros inferior a 2 hectares, os produtores limitam-se ao cultivo de laranjas e tangerinas voltadas tanto para a indústria como para o consumo in natura.
A Cidasc apoia os citricultores catarinenses com um trabalho estratégico e sistemático de monitoramento, vigilância, inspeção e fiscalização da produção e do comércio de plantas, partes de vegetais ou produtos de origem vegetal veiculadores de pragas, que possam colocar em risco o patrimônio agrícola e a condição sócio-econômica do Estado de Santa Catarina.
Todos os direitos reservados - 2024