O foco está no longo prazo. Aposentadorias e pensões continuarão sendo pagas
A pandemia de Coronavírus tem provocado grande volatilidade do mercado financeiro do Brasil e do Mundo. A Ceres, assim como os demais fundos de pensão, já está sofrendo o impacto desse cenário.
A Fundação tem monitorado os cenários e buscado medidas para proteger as carteiras de investimento e minimizar o efeito da crise. O segmento mais impactado pelo sobe e desce da bolsa é o de renda variável, no entanto, a carteira da Ceres possui ações de empresas sólidas, com capacidade para enfrentar momentos de instabilidade na economia e se recuperar de crises.
Resultados
Até o final de fevereiro, os recursos garantidores de todos os planos somaram R$ 8,3 bilhões Por sua vez, os compromissos previdenciários – montante de recursos necessários para fazer o pagamento dos benefícios atuais e futuros – totalizaram R$ 7,9 bilhões.
Em 2020, considerando o desempenho nos dois primeiros meses do ano, a rentabilidade consolidada foi de 0,34%. No segmento de renda fixa, que representa 84% do total das aplicações, a rentabilidade foi de 1,57%. A carteira de renda variável, que concentra 10% dos investimentos, a rentabilidade foi de -9,69%. Certamente esse desempenho não será o mesmo ao considerarmos o mês de março, cuja perda em renda variável está em cerca de 24%, valores esses que serão confirmados após o fechamento contábil do mês e serão divulgados no momento oportuno.
“Não sabemos como será o futuro, mas a Ceres tem monitorado e agido para garantir a solidez dos investimentos. Entre as iniciativas já tomadas, estão o acompanhamento constante do cenário e seus reflexos no mercado financeiro, a atuação no segmento de renda fixa, com a aquisição de títulos públicos em função da elevação das taxas ofertadas, o monitoramento da bolsa de valores visando identificar as oportunidades e o momento para reforçar a composição da carteira de ações, a implementação de processos para escolha de gestores terceirizados para fundos de ações e multimercados e o cuidado em manter a qualidade dos ativos das carteiras dos planos, mantendo os critérios estabelecidos para a análise dos riscos que envolvem os investimentos”, explica a Diretoria Executiva da Ceres, que assegura que as aposentadorias e pensões continuarão sendo pagas em dia.
Fonte: Ceres
Todos os direitos reservados - 2024