Jovens do núcleo rural Pipiripau participantes do Programa Filhos deste Solo, da Emater-DF, realizaram uma visita técnica à chácara João e Maria, do casal de produtores Jalile e Vicente de Paula Zandonade. A visita faz parte da proposta de formação dos alunos no curso de empreendedorismo, que têm a oportunidade de conhecer experiências de sucesso reais em sua própria comunidade.
FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO NO CURSO
Jovens do Pipiripau e Tabatinga têm aulas de empreendedorismo do Filhos deste Solo
Emater-DF apresenta Projeto Filhos deste Solo a mais de 100 jovens da Taquara
A chácara João e Maria tem como carro-chefe o plantio protegido de tomate, pimentão e pepino em estufas, além de outras atividades como locação para eventos e restaurante rural. Recentemente iniciaram o cultivo de suculentas como uma das atividades secundárias. Com a visita técnica, que ocorreu na quinta-feira (26), os alunos tiveram a oportunidade de ver na prática vários conceitos aprendidos em sala de aula sobre a condução do negócio rural.
Para a aluna Kemilly Lorrane dos Reis, o curso tem sido a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e abrir a mente para o negócio que ela quer trabalhar no futuro. “Eu já sei que quero mexer com verduras. Eu e minha família já plantamos maracujá, café, mamão, batata-doce”, afirma a estudante. “Aprendi a fazer os custos do que a gente produz e que tem que planejar tudo logo no começo e calcular se o dinheiro vai dar”, conta Kemilly.
Visita técnica possibilitou a jovens conhecerem prática em negócios que deram certo
A produtora Jalile Zandonade, que recebeu o grupo de alunos, acredita que é vantajoso permanecer na área rural. “Vale a pena terminar os estudos e voltar pra cá, porque daqui a gente tira tudo, e, pra mim, ter a oportunidade de passar para eles isso que eu passei para os meus filhos é muito gratificante”, afirma ela.
“Esse tipo de projeto é de extrema importância, porque muitas vezes os alunos não conseguem enxergar o valor que eles podem gerar com os recursos que eles já têm, porque ninguém ensinou isso para eles”, afirma o professor de empreendedorismo Luis Henrique de Souza, da Agência Besouro.
Segundo o professor, muitos querem buscar mais qualidade de vida e mais opções na área urbana, mas muitas vezes essas não são as melhores opções. “Aqui na área rural a qualidade de vida é bem alta e se eles tiverem uma mente mais voltada para negócios, vão conseguir agregar valor”, completa Souza.
Programa Filhos deste Solo
O programa de empreendedorismo rural Filhos deste Solo é realizado pela Emater-DF com o objetivo de incentivar a permanência dos jovens no campo, com condições dignas. O curso é gratuito, tem 200 vagas divididas em dez turmas de 20 alunos cada. Para participar, o interessado deve ter entre 16 e 29 anos e estar ligado de alguma forma a uma propriedade rural – ser proprietário, agricultor, filho de agricultor ou funcionário de empresa ou propriedade rural (veja aqui como se inscrever no programa).
A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Todos os direitos reservados - 2024