Será que chove? A pergunta usual que agricultores se fazem ao olhar o céu tem se tornado uma preocupação da população e do poder público em razão da estiagem que afeta Santa Catarina, em especial as regiões Oeste e Meio Oeste. A primavera, que iniciou hoje às 4h50, cria expectativas de maior volume de precipitação. Na quinta-feira, o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram) realiza reunião climática para elaborar a previsão de outubro, novembro e dezembro.
Segundo o hidrólogo do Ciram, Guilherme Miranda, desde o mês de junho a média climatológica de chuvas tem estado abaixo do previsto, deixando rios em situação de estiagem em diversas regiões do Estado. Como consequência, nove municípios decretaram situação de emergência por conta das dificuldades de abastecimento de água. Além de atingir a população, a carência de água causa prejuízos na agricultura, visto que a época é caracterizada pela semeadura e crescimento de muitas culturas, como milho, soja, arroz e feijão.
A primavera é uma das estações mais chuvosas do ano. De acordo com o último boletim climático da Epagri/Ciram, que foi elaborado em agosto para o trimestre setembro/outubro/novembro, a previsão para 2019 é de chuva abaixo da média climatológica nas regiões Oeste e Meio-Oeste e próxima da média no Planalto e no Litoral catarinense. A temperatura deve ficar próxima a acima da média climatológica, com períodos mais aquecidos a partir de outubro. “Na primavera são comuns os temporais com granizo e ventania, e por vezes acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo. Por isso, a Epagri/Ciram recomenda o acompanhamento diário dos boletins e das informações disponibilizadas no site“, diz a meteorologista Gislânia Cruz.
A partir da reunião desta quinta-feira, os meteorologistas terão mais detalhes sobre o tempo para o próximo trimestre.
SERVIÇO
O quê: Reunião Climática para outubro, novembro e dezembro
Quando: 26 de setembro, às 14h30
Onde: Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Santa Catarina (CIGERD)/ Defesa Civil – Florianópolis (SC)
Mais informações: Setor de meteorologia da Epagri/Ciram (48) 3665-5007.
Todos os direitos reservados - 2024