Convênio prevê instalação de Unidades Demonstrativas de café conilon e vinhedo didático no Campus de Teófilo Otoni
(Belo Horizonte – 13/9/2019) A presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), Nilda de Fátima, e o diretor de Operações Técnicas, Trazilbo de Paula, se reuniram na tarde da última quarta feira (11) com o diretor do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNM), campus de Teófilo Otoni, Renildo Costa, e com o secretário de Agricultura e Abastecimento do mesmo município, Sérgio Cardoso. O objetivo do encontro foi acertar os últimos detalhes de um convênio de cooperação técnica com o IFNM que será financiado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O projeto consiste na implantação de uma Unidade Demonstrativa de café conilon dentro do Campus da IFNM, em Teófilo Otoni. Parcerias como essa, com foco em testes de cultivares de café para diferentes tipos de solo e clima, já são desenvolvidas pela EPAMIG com cafeicultores do Cerrado mineiro. O projeto colaborativo prevê que alunos e produtores acompanhem cada procedimento adotado nas Unidades Demonstrativas a fim de contemplar dados sobre condições geográficas e tratos culturais do café.
O convênio segue para leitura e assinatura da presidente da EPAMIG, que deverá ser feita nos próximos dias. Trazilbo de Paula afirma que está tudo preparado para a instalação da Unidade no IFNM de Teófilo Otoni e que as chuvas previstas para o fim do ano são favoráveis aos experimentos.
“Essa é uma excelente oportunidade para que a EPAMIG tenha atividades na região Leste de Minas Gerais. Como não temos condições de abrir um Campo Experimental naquela região, a estratégia de associação com parceiros importantes, como o Instituto Federal, possibilita que a gente amplie nossa atuação no estado”, afirma Trazilbo.
Projeto de vinhedo didático para o IFNM de Teófilo Otoni
Durante a reunião os representantes do munícipio de Teófilo Otoni também solicitaram a parceria da EPAMIG para a implantação de outras culturas na região, com destaque para a bananicultura, a pecuária e a vitivinicultura.
Nesse sentido, será construído no Campus do IFNM de Teófilo Otoni um vinhedo didático, projeto do assessor técnico da EPAMIG Sul, Paulo Márcio Norberto. Nesse primeiro momento, o objetivo é instalar um vinhedo pequeno, com cerca de 120 plantas, o que não vai demandar muita mão de obra. O projeto prevê o cultivo de duas variedades de uva: Niágara Rosada, uvas de mesa, e Isabel Precoce, uvas para suco.
A diretoria executiva da EPAMIG também se prontificou a atender aos pedidos por eventos de difusão de tecnologia em Teófilo Otoni e região. Segundo a presidente da empresa, Nilda de Fátima, os pesquisadores serão acionados para atividades de assistência em pesquisa e capacitação.
A EPAMIG é vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais.
Todos os direitos reservados - 2024