Todo ano acontece a mesma coisa: você gasta com presentes de Natal, viagens de fim de ano, IPTU, IPVA, entre tantas outras e quando chega um dos feriados mais esperado do ano você não sabe o que fazer. Neste ano, a terça-feira de Carnaval cai no dia 13 de fevereiro e a boa notícia é que ainda dá tempo de se programar e curtir os dias de folga sem gastar muito. “Antes de qualquer coisa é preciso ter em mente quanto do orçamento pode ser destinado ao Carnaval. Se as contas estão apertadas, vale a pena focar em algo mais simples e deixar uma viagem para outra oportunidade”, explica Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil.
Com as contas organizadas, o próximo passo é decidir como quer passar seu Carnaval: pulando e curtindo entre amigos, relaxando longe das festas ou se pretende fazer um mix entre blocos e o filme com pipoca. “Com o tempo aprendi que precisamos respeitar o clima que estamos e, principalmente, nossa situação financeira. Esses são os pontos básicos para garantir um feriado delicioso”, conta Paula Passos que, neste ano, resolveu passar um Carnaval diferente. “Eu moro perto de São Paulo, em São José dos Campos, e resolvi organizar meus dias de folga de uma maneira inteligente. No fim de semana vou para São Paulo, que promete um dos mais divertidos Carnavais de rua dos últimos tempos. Na segunda e terça volto para cá para relaxar com a família” conta.
Mas os planos de Paula não param por aí. Além desse mix de festa e dias de calmaria, ela resolveu organizar uma festinha em São José. “Para os amigos que querem curtir e não tem grana para sair, minha dica é chamar os mais próximos para uma reunião. A regra é bem simples: cada um traz uma comida e bebida e, o mais importante, vem fantasiado”. A função dela é ainda mais divertida. “Eu fico responsável pela música animada e pelos apetrechos que distribuo para meus amigos. Coroas, gravatinhas e muito glitter. É barato e todo mundo AMA”, completa.
Se você gostou da ideia de organizar seu Carnaval barato e animado desde já, fique de olho nas dicas abaixo:
Curta sua cidade e seus amigos
Esse é, sem dúvida, o melhor momento para você conhecer melhor a cidade onde você mora. Chame os amigos ou membros da família e organize uma agenda: cada dia um vai decidir o que fazer. A regra é ser eclético e aberto a novas experiências. Um amigo pode sugerir um passeio ao ar livre, enquanto o outro escolhe o restaurante que mais gosta na cidade. Quem ama arte pode ficar responsável por pesquisar os museus locais, e assim por diante. “O segredo para passar um Carnaval ou qualquer feriado onde mora é descobrir quem também vai ficar na cidade e trocar figurinhas. É uma delícia”, sugere Paula.
A dica extra fica por conta da sacada esperta: cidades menos turísticas ficam vazias no Carnaval. Aproveite para fazer tudo que sempre quis sem fila. Sabe aquele lugar que acabou de abrir e está sempre lotado? Coloque-o na agenda. Mas não se esqueça de checar se o valor que vai ser gasto cabe no orçamento.
Se você gosta de folia, curta os blocos de rua
Apesar de curtir um Carnaval tranquilo seja uma delícia, aproveitar os blocos da sua cidade – ou da cidade mais próxima – ainda é um evento que vale a pena conhecer. “Eu sempre tento ir a um ou dois bloquinhos divertidos para sentir o clima do Carnaval na pele”, conta Paula. Como ela mora em São José, organiza a caravana com uma certa antecedência e fica na casa de amigos. “Para quem não gosta de confusão, a melhor dica é escolher um bloco menos popular. Se, ao contrário, a pessoa ama uma boa festa, faça exatamente o oposto e escolha os mais famosos”, aconselha.
Para você ter ideia de quais cidades são mais conhecidas por receber blocos famosos, fique de olho na listinha abaixo:
Carnaval de Rua no Rio de Janeiro
Carnaval de Rua em Belo Horizonte
Depois de escolher o bloco, prepare-se para ele:
1 – Alimente-se bem antes de ir para a folia e leve água para se hidratar durante o bloco. As bebidas vendidas por lá tendem a ser mais caras e podem te tirar dos planos de gastar pouco ou nada.
2 – Encontre com os amigos em casa para garantir que todo mundo chegue junto ao bloco. Assim você garante segurança, diversão e ainda pode economizar na divisão do valor do transporte.
3 – Tire dinheiro e leve apenas o quanto quer (e pode) gastar. Evitar levar cartões é uma boa saída para não abusar e, claro, para garantir mais segurança.
Vai viajar?
Se, mesmo com essas dicas, você está louco para sair da cidade e descansar, você ainda tem algumas chances de achar locais mais em conta. Abaixo, 5 dicas para você se dar bem:
1 – Esqueça o avião. A essa altura do campeonato, o ideal é buscar cidades próximas para ir de carro (chame os amigos para dividir a gasolina) ou de ônibus. Sites como o Guichê Virtual e o Embarcou.com apresentam preços de passagens de ônibus em todo o Brasil.
2 – Dedique parte do seu tempo pesquisando hotéis e procure boas opções em sites de confiança. Outra alternativa é acionar os amigos e pedir um abrigo na casa alheia – principalmente se esse amigo sempre te chama para conhecer sua nova casa. Talvez essa seja a hora.
3 – Lembre-se que quem tem boca vai a Roma. Mesmo antes de ir para o local escolhido, consulte pessoas locais através de e-mail do hotel e grupos nas redes sociais. Assim você economiza e ainda pode ser apresentado a lugares incríveis, que só quem é da região conhece.
4 – Fuja dos lugares mais concorridos. Para te ajudar a buscar locais gostosos, lembre-se da máxima de procurar o que os outros não estão buscando. Ou seja, praias ficam cheias, montanhas vazias, cidades famosas pela folia ficam cheias, cidades pacatas, vazias… e assim por diante! Para te ajudar, visite sites turismo que tenham dicas e promoções para todos os gostos. Entre eles:
5 – Invista no bate-volta. Um feriadão como esse é uma ótima oportunidade para você conhecer cidades próximas a sua. Na viagem de um dia você gasta pouco e curte um dia diferente. Para decidir para onde ir, chame alguns amigos e escolha se quer curtir um dia de praia, de turismo de aventura ou deseja conhecer um lugar famoso pela gastronomia local, por exemplo. Com certeza perto da sua cidade você encontra diversas opções interessantes.
Fonte: Meu bolso Feliz
Todos os direitos reservados - 2024