foto: Pesquisador Guilherme Xavier de Miranda
O monitoramento ambiental em Santa Catarina executado pela Epagri/Ciram teve grande repercussão junto à comunidade técnica e científica da Associação Brasileira de Recursos Hídricos. Esta entidade realizou o XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos em Foz do Iguaçu, PR, de 24 a 28 de novembro, onde foram apresentados alguns trabalhos realizados pela Empresa.
A apresentação ficou por conta do pesquisador Guilherme Xavier de Miranda. Ele falou sobre a avaliação do impacto econômico do monitoramento hidrológico no controle de enchentes em Concórdia, a operação de reservatórios de contenção de cheias através do aplicativo mobile usando o método numérico de Runge e Kutta e 4ª Ordem, e sobre a valoração do monitoramento hidrológico para o estado de Santa Catarina.
No trabalho de valoração do monitoramento hidrológico, técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA) ficaram impressionados com a informação gerada e a metodologia de cálculo utilizada pelo trabalho, visto que não imaginavam que existia tanto acesso à informação gerada pela Epagri: são mais de 610 mil acessos anualmente somente no Sistema Rios On-line.
Já o trabalho de operação de reservatório através de um aplicativo mobile teve repercussão junto aos técnicos dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Alagoas, Rio de Janeiro e São Paulo.
Com relação ao trabalho em Concórdia, professores e alunos da UFSM ficaram interessados em promover visitas dos prefeitos das bacias dos rios Taquari e Santa Maria ao projeto para conhecerem e difundirem a experiência do projeto e da parceria estabelecida entre a Epagri, a prefeitura e o Comitê Jacutinga.
Todos os direitos reservados - 2024