No dia 4 de dezembro a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, recebeu, em nome da Empresa, homenagem da Câmara de Vereadores de Florianópolis, pela sua atuação em prol da agroecologia e o combate ao uso de agrotóxicos. A sessão foi um requerimento do vereador Marcos José de Abreu, o Marquito, e se deu em referência ao Dia Mundial de Combate ao Uso de Agrotóxico, celebrado em 3 de dezembro.
Além da Epagri, dezenas de instituições estaduais receberam na ocasião o diploma de reconhecimento da Câmara de Vereadores de Florianópolis. A presidente da Epagri discursou em nome da premiadas e lembrou a importância do trabalho conjunto para construção de uma agricultura mais limpa e sustentável. Edilene ressaltou que a homenagem aumenta ainda mais a responsabilidade da Epagri no tema. “E não fazemos sozinho, é a soma de nossas ações”, lembrou ela, em referência às outras entidades agraciadas.
Edilene destacou em seu discurso as tecnologias desenvolvidas pela Epagri para produção limpa de alimentos, entre elas os cultivares resistentes a doenças que permitem o cultivo com menos ou até nenhum agrotóxico. Falou também do Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH), criado e difundido pela extensão da Epagri, que tem como mote práticas conservacionistas dos recursos naturais e uma progressão para cultivo com menos agrotóxicos, até a eliminação desses aditivos.
O Dia Mundial de Combate ao Uso de Agrotóxico refere-se à tragédia de Bhopal, na Índia, quando uma fábrica de agrotóxicos explodiu em 1984, matando cerca de 20 mil pessoas, e deixando centenas de milhares feridas e com sequelas.
foto: A presidente da Epagri discursou em nome das dezenas de instituições homenageadas
Todos os direitos reservados - 2024