O controle da movimentação de animais destinados aos eventos agropecuários é uma das competências da Cidasc. As exigências necessárias são validadas em sua maioria pelo Sigen+ (Sistema de Gestão da Defesa Sanitária Animal) permitindo ao produtor solicitar e imprimir sua Guia de trânsito em casa.
Na chegada aos eventos há uma equipe de Responsáveis Técnicos que deve acompanhar a recepção dos animais, conferir a documentação de trânsito e os exames necessários, de acordo com a espécie animal, como exames de Anemia Infecciosa Equina, Mormo, Brucelose e Tuberculose entre outros. Esse trabalho garante a sanidade dos animais que participam dos eventos ou que podem ser vendidos para reprodução e para engorda.
Eventos autorizados pela Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, e que recebem somente animais com GTA e exames em dia não representam risco de disseminar enfermidades para os participantes e no retorno à origem. Durante a participação no evento agropecuário, o responsável pelo transporte deve providenciar junto aos organizadores do evento a Guia de Transporte Animal – GTA para realizar o retorno dos animais, este documento deve acompanhar o transporte dos animais da saída do evento até a propriedade de destino.
O Calendário de Eventos está disponível no site da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, clique aqui http://www.agricultura.sc.gov.br/index.php/arquivos/eventos
Produtor, faça a sua parte respeitando as normas dos eventos agropecuários!
Denuncie eventos sem autorização e o trânsito irregular de animais no telefone 0800-6448500
Todos os direitos reservados - 2024