A extensionista Cláudia Coelho durante dia de campo de piscicultura na Granja do Ipê em setembro
Com objetivo de permitir a troca de experiência entre piscicultores e ampliar a produção de pescados em espaços cada vez menores, a Emater-DF e a Secretaria de Agricultura realizam, nesta quinta-feira (24), o 15º Encontro de Piscicultores do Distrito Federal e Entorno. O curso serve para incentivar a produção, com informações sobre o mercado cada vez mais promissor da região. Na capital do país, o consumo per capita é de 14 quilos por ano, muito acima da média nacional, que é de 9,5 quilos por habitantes.
Secretário Nacional da Pesca visita unidades de piscicultura apoiadas pelo Sistema Agricultura
Emater-DF orienta produtores a como produzir mais peixes com menor custo
Produtor do Lago Norte testa aquaponia em sistema sustentável de larga escala
O encontro será no Centro de Tecnologia em Piscicultura da Granja do Ipê. As inscrições – que abriram no dia 3 de outubro e foram limitadas a 80 no total – já foram encerradas. O evento começa às 9h e vai até as 15h30. Durante o encontro, será realizado o lançamento do Programa de Boas Práticas Agrícolas (BPA) da aquicultura.
Produtores ouvem extensionisa da Emater-DF sobre técnica de criação de peixes
Haverá ainda informações sobre o panorama da piscicultura no DF e em Goiás, uma mesa redonda de debates e orientações sobre insumos, sistemas de produção, processamento e comercialização. “Vamos discutir e buscar soluções para organizar os produtores na inserção do pescado no mercado de Brasília”, ressaltou o coordenador de piscicultura da Emater-DF, Adalmyr Borges.
Mercado no DF
Hoje, a produção do DF atende somente 15% da demanda da capital – os 85% restantes vêm de outros estados e países. Cerca de 1,5 mil toneladas anuais são produzidos no DF, por 470 piscicultores. No Entorno, a produção atinge 6 mil toneladas e envolve mil produtores.O encontro serve para incentivar e aprimorar a produção, com informações sobre o mercado da região.
Dia de campo de piscicultura, que reuniu dezenas de produtores do DF e Entorno em setembro
Além de feiras e supermercados, alguns piscicultores vendem para pesque-pagues e restaurantes que preferem o peixe fresco, como forma de fornecer ao cliente um produto de alta qualidade. Atualmente, Brasília é o terceiro maior mercado consumidor do Brasil, perdendo apenas para as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. A maior produção local é de tilápia. O quilo é vendido entre R$ 7 e R$ 9.
Para incentivar a criação de peixes e capacitar produtores rurais, a Emater e a Seagri fazem com frequência cursos voltados para esse público. Técnicas de construção de viveiros, análise de transparência, temperatura e acidez da água, bem como métodos de manejo de peixes são alguns dos ensinamentos compartilhados nos eventos.
Todos os direitos reservados - 2024