Alunos do Projeto Sanitarista Junior, realizado pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, da Escola Escola Básica Municipal Achilles Pazda, visitaram a Barreira Sanitária Paula Pereira no município de Canoinhas. A visita foi realizada pelo Departamento Regional da Cidasc de Canoinhas e teve como objetivo, ensinar as crianças as práticas realizadas pela Companhia para a Defesa Agropecuária do Estado.
Além de aprender mais sobre o trabalho de fiscalização, os estudantes tiveram aulas práticas das ações realizadas nas barreiras, como a fiscalização de documentos de trânsito (GTA e PTV).
Projeto Sanitarista Junior
Foto: DR da Cidasc de Canoinhas
O projeto educativo, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária, documento este produzido pelo Comitê de Educação Sanitária, composto por engenheiros agrônomos e médicos veterinários da Cidasc, e foi desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda.
As aulas, que envolvem saídas de campo, vídeos ilustrativos e contato direto com profissionais da área, são estruturadas com o uso de material didático próprio, abordando temas como bem-estar animal, doenças e pragas, formas de prevenção e ações voltadas à preservação do meio ambiente, otimização de recursos naturais, uso consciente de agrotóxicos, entre outros.
Integrando o conhecimento sistematizado e a realidade dos atores sociais envolvidos, o Projeto Sanitarista Junior torna-se instrumento que leva a um processo de sensibilização e consciência ambiental, permitindo às crianças desenvolverem valores e competências fundamentais para o pleno exercício da cidadania.
As crianças, por meio das vivências do projeto, tornam-se multiplicadoras das ações de defesa e passam a contar com a Cidasc como parceira nas melhorias da produção e qualidade de vida no campo. As ações de defesa agropecuária, desenvolvidas e executadas pela Cidasc, visam garantir a manutenção da sanidade das populações vegetais e animais, a idoneidade dos insumos e dos serviços utilizados na agropecuária catarinense, bem como garantir a identidade higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos agropecuários destinados aos consumidores.
O Projeto Sanitarista Junior busca, por meio da educação, promover a mudança de atitudes e comportamentos da comunidade frente aos problemas sanitários. Cultiva nas crianças o amor pela natureza e o desejo de conhecer melhor o trabalho no meio rural. Permite que compreendam a responsabilidade, delas e da sociedade em geral, na saúde animal, vegetal, ambiental e na produção de alimentos seguros, incentivando que façam sua parte e cooperem com a saúde pública e o desenvolvimento sustentável.
Barreiras Sanitárias
Foto: DR da Cidasc de Canoinhas
Uma atividade decisiva realizada pela Cidasc para promover medidas de proteção sanitária é a fiscalização de veículos e cargas em postos nas divisas do estado ou em barreiras móveis nas estradas. A vigilância busca prevenir a introdução de doenças animais e vegetais que colocam em risco a saúde pública, a sanidade animal, vegetal e os interesses econômicos do estado.
O sistema funciona o ano inteiro, 24 horas por dia, 7 dias por semana, para garantir um dos maiores patrimônios do estado: a sanidade agropecuária de Santa Catarina.
Atualmente, o estado conta com 63 postos de fiscalização, espalhados nas divisas com os estados do Rio Grande do Sul e do Paraná e na fronteira com a Argentina.
Para transportar animais com segurança, procure o Escritório da Cidasc mais próximo ou um médico veterinário credenciado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, para fornecer a GTA – Guia de Trânsito Animal – que é o documento necessário.
Estes documentos são:
• Certificados de vacinação, quando for o caso.
• Atestados negativos para determinados tipos de doenças.
• Documentos de identificação dos animais destinados à reprodução.
• Autorização do IBAMA, para o caso de animais silvestres.
Todos os direitos reservados - 2024