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Interessados em participar do Desafio de Startups do Ideas for Milk terão mais uma semana para inscrever projetos

Interessados em participar do Desafio de Startups do Ideas for Milk terão mais uma semana para inscrever projetos

A Embrapa Gado de Leite prorrogou em uma semana o período de inscrição para o maior desafio de startup da pecuária de leite nacional. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 27 de outubro pelo site http://www.ideasformilk.com.br, onde os interessados encontram as informações necessária para participar do desafio. As melhores ideias, recebidas de todas as regiões do Brasil, serão avaliadas e selecionadas. Os vencedores serão conhecidos no dia oito de novembro e a grande final ocorrerá em São Paulo, no Cubo, espaço de empreendedorismo do Banco Itaú, no dia 22 de novembro.

A edição 2019 do Ideas for Milk ampliou as possibilidades de projetos que podem concorrer ao Desafio, não se limitando apenas às soluções digitais. Segundo o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Wagner Arbex, os desafios do setor são muitos e a Embrapa quer abrir oportunidades para novos empreendedores. “As ideias que envolvem tecnologias digitais ainda são o ‘carro-chefe’ do evento, mas o agronegócio do leite aguarda soluções relacionadas a designer industrial, embalagens, equipamentos, aproveitamento de resíduos, nanotecnologia, desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços e tecnologias em geral”, diz Arbex.

‘Vacas felizes’ – A mudança de hábitos dos consumidores, associada às soluções que as startups apresentam abre um leque de oportunidades para os empreendedores. Um exemplo é a produção orgânica de leite, mercado que está em expansão no mundo e é uma resposta dos laticínios não apenas para garantir a qualidade do produto, mas também para mostrar à sociedade de que o leite provém de vacas bem tratadas e “felizes”. Para isso, a Nestlé criou o Projeto Cowsense, voltado para o acompanhamento do rebanho em propriedades produtoras de leite orgânico. Para monitorar o bem-estar das vacas, a Nestlé incorporou um sensor, desenvolvido por uma startup, que coleta e fornece informações sobre as atividades que expressam o comportamento natural das vacas: ruminação, ócio e temperatura corporal.

Segundo o gerente de Milk Sourcing da Nestlé Brasil, Edney Murillo Secco, por meio de um sistema de inteligência artificial, o sensor cria algoritmos através da leitura de atividades que definem o comportamento padrão de cada animal. Esses dados são enviados em tempo real para o produtor por meio de um aplicativo no celular e, se há algum comportamento se desvia do padrão, o produtor recebe um alerta pelo sistema. São informações precisas sobre a condição da vaca, que permitem que o produtor tome decisões sobre a gestão do rebanho, com mais eficiência e autonomia.

A Nestlé é a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo, mas grandes soluções podem estar na mão de pequenos empreendedores. É o caso da OnFarm, vencedora do Desafio de Startups do ano passado. A startup desenvolveu um conjunto de tecnologias capaz diagnosticar e identificar as principais bactérias que causam a mastite bovina em 24 horas, tudo feito na própria fazenda.  A solução é composta de:

– SmartKit: com materiais de consumo para realização do teste de mastite (luvas, tubos e bastões estéreis) e os testes SmartColor, que são meios de cultura cromogênicos que permitem a identificação das principais bactérias causadoras de mastite com base na diferença de cores.

– SmartLab: cabine de trabalho portátil com conceito “Lab in a Box”;

– OnFarmApp: sistema de gestão que controla todas as etapas da análise e permite monitoramento remoto, seja pelo produtor ou pelo veterinário, e também pela central de suporte. Além disso, o sistema apresenta indicadores de performance (KPI) para controle da mastite.

Ideas for Milk – Além do Desafio de Startups, o Ideas for Milk compreende a Caravana 4.0, quando pesquisadores e analistas da Embrapa Gado de Leite fazem palestras em instituições de ensino e eventos de inovação. A Caravana tem como objetivo fomentar o surgimento de um ecossistema, reunindo empresas, universidades, pesquisa agropecuária e setor produtivo, onde possam surgir novas startups para a cadeia produtiva do leite. Há também um hackathon, (batizado de Vacathon, num trocadilho com a palavra “vaca”), que reúne dezenas de estudantes numa maratona de programação, acampados na sede da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora, MG). Este ano, o Vacathon ocorrerá dos dias 28 de outubro a primeiro de novembro.

Instituições que apoiam o evento – O Ideas for Milk é realizado pela Embrapa em parceria com Agripoint, BovControl, Carrusca Innovation, Kick, Qranio e Texto Comunicação. Conta com o patrocínio das seguintes instituições: Bayer Saúde Animal, Faemg/Inaes, MSD Saúde Animal, Nestlé, Senar-RN, Silemg, Start Química, Tortuga/DSM e Viva Lácteos, CRMV/MG, FAEG/Senar-GO, IBM e Sistema OCB. Também são parceiros da iniciativa ABIQ, ABLV, Alta Genetics, Belgo Arames, Cisco, Danone, Microsoft, Sindilat-RS, Tim.

Fonte: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/47436282/interessados-em-participar-do-desafio-de-startups-do-ideas-for-milk-terao-mais-uma-semana-para-inscrever-projetos

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