Ação pretende difundir o consumo e o cultivo de forma criativa
(Belo Horizonte – 11/10/19) A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), realiza neste sábado (12), a Feira de Plantas e Alimentos da Tradição Popular. O evento ocorre de 7h às 12h, na Feira Livre de Viçosa (MG). O objetivo da ação é estimular a troca de conhecimento sobre as plantas alimentícias não convencionais (PANC’s) e importância de incorporá-las na alimentação.
A feira deste sábado é uma das ações do projeto Feira com Ciência. Iniciado em 2017, o projeto realiza oficinas para estudantes e ações para o público em geral. São utilizadas instalações artístico-pedagógicas como método para divulgar a importância das hortaliças não convencionais. “Realizamos oficinas para que as pessoas tenham acesso às plantas, conheçam os benefícios à saúde e aprendem como cultivá-las”, ressalta a pesquisadora da EPAMIG e coordenadora do projeto, Maria Regina.
Leia mais: ESPECIAL FLORES COMESTÍVEIS: Descubra como usar flores na sua alimentação
As hortaliças não convencionais apresentam alto valor nutricional, mas, com o tempo, perderam espaço e deixaram de fazer parte do cardápio de boa parte dos brasileiros. Parte dos esforços da EPAMIG estão concentrados em estimular a inserção dessas hortaliças nas refeições cotidianas. A empresa possui pesquisas com hortaliças não convencionais e publicou uma cartilha com informações de PANC’s como a ora-pro-nobis, araruta, mangarito, capuchinha, vinagreira e taioba. O download é gratuito.cartilha_hortalicas_nao_convencionaisBaixar
Ainda, a fim de mostrar ao público a importância da diversificação alimentar, durante o evento serão distribuídas cartilhas e outros materiais com informações sobre cultivo, formação de mudas, benefícios para a saúde e receitas culinárias.
A EPAMIG é uma empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).
Todos os direitos reservados - 2024