61 3328-7074 (Telefone e WhatsApp) anapec@anapec.org.br
Nossos números – Triagem de amostras recebidas no primeiro semestre de 2019

Nossos números – Triagem de amostras recebidas no primeiro semestre de 2019

Foto: Ascom / Cidasc

A Cidasc disponibiliza uma rede de laboratórios próprios, conveniados, credenciados e um centro de triagem de amostras para apoiar a defesa agropecuária em Santa Catarina. A atuação concentra-se nas áreas de defesa animal e na inspeção de produtos de origem animal e seus subprodutos. Os resultados obtidos a partir dessas ações contribuem para a consolidação do status sanitário do estado de Santa Catarina.

Os Laboratórios também produzem os meios necessários para o acondicionamento de amostras da vigilância dos programas estaduais. Todos os anos são produzidos Meios Mem, que é uma mistura de sais enriquecida com aminoácidos, vitaminas e outros componentes essenciais para o crescimento celular, para a conservação de amostras de aves na vigilância da Influenza Aviária do Programa Estadual de Sanidade Avícola; e Líquido de Vallée para manutenção dos kits de emergência do Programa Estadual de Vigilância das Doenças Vesiculares. Estes meios são distribuídos para todas as Unidades Veterinárias Locais da Cidasc, visando a manutenção das atividades da Defesa Sanitária Animal.

O Apoio Laboratorial agrega maior agilidade quando é necessário enviar amostras com suspeita de doenças, tais como a Febre Aftosa e a Peste Suína Clássica, já que a proximidade dos aeroportos e a certificação da equipe pela Associação Internacional de Transporte Aéreo – IATA para envio de material biológico por transporte aéreo, diminuem muito o tempo entre o recebimento e a análise do material suspeito. Sendo assim, permite uma rápida tomada de decisão em caso de confirmação de algumas destas doenças.

A Divisão de Apoio Laboratorial através da sua equipe de profissionais, também coordenou o Programa de Credenciamento de Laboratórios para o Serviço de Inspeção Estadual, hoje a Cidasc conta com uma rede de 13 laboratórios credenciados prestando serviço e mantendo o monitoramento oficial da qualidade dos alimentos de origem animal no estado.

Você pode entrar em contato com a Divisão de Apoio Laboratorial da Cidasc pelo telefone (48)3665-7045 ou pelo site da Cidasc na área da Divisão de Apoio Laboratorial  

fonte: http://www.cidasc.sc.gov.br/blog/2019/10/13/nossos-numeros-triagem-de-amostras-recebidas-em-2019/

Todos os direitos reservados - 2024